VOCÊ SABE QUE SABE?

Por Paulo Mileno


Umas das experiências que a English Munchers nos proporciona durante a prática de conversação é perceber o nosso desenvolvimento no aprendizado na língua inglesa. Quando estamos conversando, assim como se conversa normalmente, isso é, pensando diretamente em inglês sem traduzir primeiro para a nossa língua nativa para, finalmente, pensar como seria a resposta; é normal esquecer como se fala.


Se esquecemos “como se fala” em nossa língua nativa, situação absolutamente normal, nada mais natural que iremos esquecer “como se fala” em inglês também. Diversas situações irão ocorrer e aí nesse momento, durante a aula da English Munchers, o professor ou algum colega irá refrescar a nossa memória.


O motivo da minha pergunta 'Você sabe que sabe?” é porque quando nos ocorre esse “branco” (expressão semelhante aos atores que esquecem o texto) temos a opção de improvisar para não interromper o fluxo da conversa. Entretanto, situação corriqueira é se lembrar em seguida ao proferimento das palavras o que pode ser reconhecido como erro ou acerto do subconsciente.


A gente sabe que sabe, mas nos esquecemos do certo, até porque, o errado é negado. Um exemplo clássico quando esquecemos o nome de alguém, por exemplo, e quem está falando com a gente cita vários nomes e nós falamos “não”. Até o momento que a pessoa fala o certo e nós falamos “é esse!”.


Nós sabemos que sabemos, independente se esquecemos. No aprendizado de inglês, ou na prática do idioma, a pessoa vai assimilando várias vezes até que se torna natural em seu cérebro reconhecer cada significado para cada significante. Eu expus essas duas formas “aprendizado de inglês” ou “prática de idioma” porque nós aprendemos a falar nossa língua nativa em casa sem nenhum professor e muito por esse blog da English Munchers já foi pontuado sobre essa questão e certamente iremos nos desdobrar mais sobre essa diferença futuramente.


Portanto, se você sabe que sabe, mas se esquece, sem problemas quanto a isso. A única forma de driblar essas falhas provocadas pela zona da memória é praticando constantemente, mesmo o que você já sabe, como método de reforçar o seu conhecimento.


Se a pessoa diz que sabe “mas não sabe explicar”, essa pessoa não sabe. Está insegura. A segurança e o domínio se adquire através de uma base sólida e essa base se constrói com constância. Um bom exemplo para você, que acha que não fala nada e só sabe o básico, passe a praticar somente esse básico todos os dias. Vai chegar um momento que seu cérebro vai romper a barreira do básico e estará apto a dominar mais conhecimento no inglês.


Desse dia em diante, você ainda não vai poder conversar por uma hora, mas estará “trocando uma ideia” em inglês e terá já uma ideia da sua própria evolução.


À propósito, nos dias 19/10, 20/10 e 21/10 de outubro, agora, irá acontecer gratuitamente a Semana da Imersão da English Munchers.



8 visualizações
CONTATO

Precisa de Ajuda ?​​

 Rio de Janeiro, RJ                        São Paulo, SP

Tel: (021) 9.7920-0717     /     Tel: (011) 9.9285-0188

 contato@englishmunchersbrasil.com.br

saopaulo@englishmunchersbrasil.com.br

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Blogger

© 2019 English Munchers.