PRECISO FALAR INGLÊS

Por Paulo Mileno


Se você está procurando falar em inglês o primeiro passo é aprender a ouvir. Assim se desenrola uma conversa. Tradicionalmente, as escolas “optam” pelo ensino da gramática, ao exemplo do famoso verbo “to be”, como primeiro passo para o aprendizado do inglês.


O meu sobrinho, João Pedro, tem 2 anos hoje, e embora não fale fluentemente o português, ele entende tudo o que é falado, seja quando eu peço para ele abaixar a cabeça porque tem algo preso nos seus cachinhos loiros ou peço para ele pegar o telefone. Ou para chamar alguém. Enfim, ele entende tudo, perfeitamente.


Hoje ele tem 2 anos de idade e a gramática da língua portuguesa, ele só deve começar a estudar daqui uns 10 anos, quando estiver na 6° ou 7° série na escola. Até lá, ele já vai estar dominando o idioma e não vai ter tanta dificuldade (ainda que seja difícil) para entender as regras gramaticais.


Entenda aqui que dominar o idioma é diferente de dominar as regras da gramática. As regras gramaticais, obviamente, são super importante para uma comunicação adequada. Em linhas gerais, se houver algum problema entre o emissor e receptor, seja de qualquer tipo de mensagem, acontece o ‘ruído’, termo costumaz no meio técnico para quem estuda e/ou trabalha com Comunicação.


Sem sombra de dúvidas, portanto, para que se evite “ruídos” quando alguém deseja comunicar algo, sua semântica e sua gramática devem ser as melhores possíveis para que sua ideia seja entendida.


Até aqui, perceba, você aprendeu a falar antes mesmo de entrar na escola. Ou seja, o processo de naturalização da sua língua nativa se deu através da sua família dentro de casa. Primeiro, você aprendeu ouvindo alguém falando para depois começar a falar também. Por fim, os seus professores te ensinaram a técnica.


Essa é a grande diferença entre as escolas de inglês com sua metodologia engessada e a metodologia da English Munchers. Como se trata, digamos, de um problema nacional devido ao fato de existirem diversas escolas de inglês no Brasil e apenas 5% da população brasileira fala inglês, a contradição se instala por si só.


Nas aulas online da English Munchers nós conversamos com gente de vários estados, como São Paulo, Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Todo mundo em busca de uma alternativa ao status quo. Os “erros” fazem parte do processo evolutivo. Não se preocupe. A preocupação da English Munchers é com a sua fluência.


Conforme foi exposto, depois que você estiver falando inglês, será muito mais fácil corrigir os seus erros do que procurar corrigir os seu erros se você ainda nem fala nada.


CONTATO

Precisa de Ajuda ?​​

 Rio de Janeiro, RJ                        São Paulo, SP

Tel: (021) 9.7920-0717     /     Tel: (011) 9.9285-0188

 contato@englishmunchersbrasil.com.br

saopaulo@englishmunchersbrasil.com.br

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Blogger

© 2019 English Munchers.