• Gustavo Ribeiro

Como “Destravar” a Conversação em Inglês

Atualizado: 24 de Ago de 2018

Rio de Janeiro – O caminho até a fluência em Inglês é longo e para algumas pessoas passa obrigatoriamente por um obstáculo difícil de superar: o bloqueio para falar.

Bem vindo ao nosso blog. Dessa vez conversamos com o professor de Inglês e Language Coach Pieter Van Wyk do grupo de conversação em Inglês “English Munchers”, que é hoje a maior comunidade de conversação em inglês do Brasil


Segundo o professor nativo de Inglês Pieter Van Wyk, "é preciso aproveitar todas as oportunidades para praticar a conversação em inglês, e o mesmo serve para estudantes de qualquer língua estrangeira.”

Dicas para Destravar seu Inglês

Sendo assim ele selecionou algumas dicas para os estudantes, profissionais ou pessoas que querem simplesmente viajar ou conectar com estrangeiros.


1) Não tenha medo de ser julgado

Certa vez tive uma aluna por skype que vivia na Florida e tinha fobia de falar com as pessoas. Segundo seu relato, ela desviava os olhos e até atravessava a rua para não ter que falar com ninguém pois ela entrava em pânico.

As pessoas se preocupam muito, principalmente, as mais tímidas e reservadas. Isso muitas vezes pode ser reflexo do perfeccionismo o que pode gerar vergonha por não ter a pronúncia de um nativo. Mas lembre-se: o mais importante em uma conversa em outra língua é transmitir a mensagem e ser compreendido.


2) Não existe aprendizado sem erros

Autocrítica muito elevada é um dos fatores limitantes para o aprendizado, diz o professor americano radicado no Brasil Bruce Welmerick, um dos fundadores do clube de imersão em Inglês English Munchers.

A exposição ao idioma e o erro são fundamentais para o aprendizado, afirma a especialista. “É como aprender a andar de bicicleta. Se tiver medo de subir no banco e pedalar para não cair, não aprenderá”.


3) Não tenha receio de ser corrigido

Experimente conversar com um estrangeiro. Ele dificilmente irá te corrigir, a não ser que você solicite. Um estrangeiro ao perceber seu interesse em aprender a sua língua ou se comunicar fica feliz e valoriza o esforço


4) Assista filmes com legendas no idioma oficial

Aprender inglês assistindo a filmes e seriados é uma forma natural de aprendizado. Ao assistir a filmes e seriados você absorve centenas de palavras, frases e estruturas gramaticais em inglês, e aos poucos vai sendo capaz de imitar essas palavras, frases e estruturas gramaticais e subsequentemente criar suas próprias frases.

É importante mencionar que há diferenças muito importantes entre aprender assistindo a filmes e seriados e aprender lendo livros, por exemplo. Ao ler livros, você aprenderá como os falantes nativos escrevem, já ao assistir a um filme ou seriado, você aprenderá como eles falam, e existem diferenças entre a fala e a escrita.


5) Ouça músicas em Inglês e acompanhe a letra

Ao usar a letra de uma música para aprender inglês, não foque na pronúncia das palavras de modo isolado. Procure perceber a pronúncia como um todo. Aprenda sobre o connected speech e veja isso acontecendo nas músicas. Por exemplo, na música Scream & Shout, Will.I.Am e Britney Spears, você não escuta all eyes on us sendo pronunciado palavra por palavra: “ól aiz on ãs”. O que se ouve é algo como “ó lai zon nãs” (tente ler isso o mais rápido possível). Fique de ouvido atento ao modo como eles pronunciam tudo junto e não separadamente.