ANITTA MADE IN HONÓRIO


Por Paulo Mileno


Estreou recentemente 'Anitta Made in Honório’, uma série originalmente feita para a Netflix. Vale muito a pena assistir, mesmo que você não goste de funk ou de pop. O documentário é muito bem feito tecnicamente e poderemos conhecer mais desse fenômeno de massa que é a artista Anitta.


Eu sou um que já passou desse público teen que é o grande público da Anitta, entretanto, devemos todos nós reconhecer como ela gerencia a própria carreira, se desdobrando em literalmente tudo. Se você também não tem tempo para fazer mais nada, a Anitta é fonte de inspiração.


Eu poderia citar diversos aspectos pessoais e profissionais extraídos dessa estrela pop mundial, no entanto, o que me chamou atenção e eu gostaria de trazer para uma reflexão, que é o modus operandi da English Munchers, é como a Anitta se tornou poliglota. Ela fala e canta em inglês, espanhol e acho que italiano também.


No documentário, Anitta conta que para aprender e melhorar o seu sotaque, ela arrumava um namorado de cada região porque aí ia aprendendo na prática. Por exemplo, ela fala que com o idioma espanhol “fiz só dez aulinhas. O resto fui arrumando namorado, namorado, namorado...Se eu quero aprender acento...É acento... Acento não… Sotaque da Colômbia, pego um colombiano. Sotaque de Porto Rico, eu pego um porto - riquenho. Que aí eu já vou praticando e vivendo a vida ao mesmo tempo”.


Essa maneira de aprender a língua e falar como os nativos falam, conforme Anitta descreveu no primeiro episódio, cuja cena do filme se passou durante a filmagem para a ‘Festa Mix a Bordo', nada mais é do que a comprovação natural efetiva da metodologia desenvolvida pela English Munchers, sem os dates.


Os slogans que a English Munchers utiliza são esses: “Não faça inglês. Viva o inglês” ou “Faça a Transição do Inglês de Sala de Aula para o Inglês da Vida Real” que foi a temática da nossa última Semana da Imersão realizada recentemente.


Nós da English Munchers estamos há algum tempo expondo os contrastes que é aprender esse inglês das escolas tradicionais ou tão somente o inglês ensinado nas escolas públicas e privadas de formação geral. Esse “inglês”, então, não se aprende absolutamente nada.


Esse outro “inglês” dos cursinhos é um processo muito longo e lento de aprendizagem porque começa primeiro pela gramática e termina na conversação quando se chega nas turmas de ‘avançado’.


O que estamos desenvolvendo como modus operandi e queremos mudar o seu mindset é que através da prática constante, conversando sobre temas do cotidiano e da cultura em inglês você está a um passo de se tornar fluente. Ser fluente não é falar bonito. Quem fala “simples” também fala fluentemente. Você precisa ter isso em mente.


Afinal, uma criança americana, por exemplo, não fala eloquentemente como um professor universitário de Harvard, todavia, ela é tão fluente como um acadêmico.


Ser fluente é não falar de forma mecânica, falando de forma fragmentada sem concluir a frase toda. Além disso, é necessário saber quando as palavras se conectam entre si ao pronunciar uma frase. Além do sotaque e o principal, que é o que nenhum cursinho vai te ensinar, que é falar “como os nativos falantes falam”.


Esse próprio título ‘Anitta made in Honório’, por exemplo, algum estudante de português poderia traduzir para “Anitta feita em Honório”. Seria preciso assistir o filme para entender que a tradução mais aplicada seria “Anita criada em Honório” que é o um bairro do subúrbio onde Anitta foi criada e mantém uma relação com o seu bairro e amigos. Agora, se esse estudante de português tiver contato com um “carioca” ao seu redor, saberia melhor que Anitta embora tenha sido criada em Honório Gurgel, ela continua como “cria” de Honório.


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
CONTATO

Precisa de Ajuda ?​​

 Rio de Janeiro, RJ                        São Paulo, SP

Tel: (021) 9.7920-0717     /     Tel: (011) 9.9285-0188

 contato@englishmunchersbrasil.com.br

saopaulo@englishmunchersbrasil.com.br

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Blogger

© 2019 English Munchers.